Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Programação Vs. Codificação

É muito comum, fora e dentro do meio acadêmico que ocorra uma confusão de conceitos em relação as ações de programar e codificar. Como nosso blog vem abordando assuntos relacionados diretamente com esses tópicos, nada mais justo do que uma breve explicação que possa dar a você, leitor, o discernimento para saber, afinal, o que você está fazendo ao solucionar uma questão da matéria de Programação proposta pelo professor.

A codificação, em poucas palavras, pode ser entendida como um sinônimo de "Geração de Código Fonte", é a escrita, utilizando uma linguagem de programação, dar instruções. A programação, na verdade, é o conjunto de técnicas e/ou praticas que são voltadas pra solucionar os problemas computáveis, incluindo as técnicas de modelagem e de projeto de algoritmos.

Geralmente a Programação é associada à ação de escrever com enfase na tecnologia, ou seja, é entendida como a habilidade de Codificar em alguma linguagem (escrever, testar, depurar e manter o código do programa executando perfeitamente). No meio acadêmico a programação tem um sentido muito mais abrangente e extrapola as fronteiras do campo de atuação na Engenharia de Software e das disciplinas de Linguagem de Programação.

EXEMPLO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA
A partir disso, podemos perceber que as Técnicas de Programação são diferentes das Técnicas de Codificação. Como a codificação está relacionada ao ato de escrever código, então na verdade, ela é parte do processo de programação. A Linguagem de Programação não é o fim da programação, mas é o meio para conseguirmos a resolução do problema juntamente com a codificação. Assim, não podemos confundir os "Paradigmas de Programação" com "Paradigmas de Linguagem de Programação".

Concluindo, se você apenas projeta um algoritmo para um problema dado, o seu trabalho será Programar, mas se você é responsável por escrever o algoritmo pronto, então você estará codificando. Com isso fica claro a diferença entre esses processos tão importantes no estudo da Programação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário