Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Paradigmas de programação imperativa

Hei turma!
Anteriormente eu falei o conceito básico de paradigma de linguagem de programação, mas agora venho a aprofundar sobre um paradigma mais específico, que seria no caso a programação imperativa.

Principais Características 

Também chamada de procedual, e é considerada o modelo de paradigma mais antigo de todos, onde a execução é usada por meios de comandos e armazenamento de dados.
Um programa imperativo é posto em variáveis, e essas são associadas com localizações de memória que correspondem a um endereço e um valor de armazenamento. Esta variável pode ter seu valor acessado diretamente ou indiretamente, e pode ter seu valor alterado por comandos de atribuição onde introduz uma sequência de ordem no programa, isso é, a variável muda antes e depois do comando até ela estabelecer a sequência que foi proposta.
  • Variáveis: modelam as células de memória
  • Comandos de atribuição: são baseados nas operações de transferências de dados e instruções.
  • Execução sequencial de procedimentos
  • Forma interativa de repetição

Modo de funcionamento

Basicamente se resume a três conceitos:
  1. A descrição de estados de uma máquina abstrata por valores de um conjunto de variáveis
  2. Reconhecedores desses estados - expressões compostas por relações entre esses valores ou os resultados de operações utilizando valores
  3. Comandos de atribuição e controle
O código fonte dos programas e computador, seguindo o paradigma imperativo possui marcações especiais (implícitasou explícitas) que direcionam a sua execução pelo sistema operacional e, em última análise, pelo hardware. Embora as linguagens de programação modernas pertencentes a outros paradigmas tendam a facilitar cada vez mais a escrita do código, camuflando operações mais próximas às linguagens de baixo nível, podemos encontrar ainda a presença de estruturas de controle da mesma forma que ocorria em linguagens de programação de vinte ou trinta anos atrás.

As marcações utilizadas para controlar a execução dos programas são chamadas de estruturas de controle. As estruturas de controle são divididas em três grupos: sequência, seleção e repetição. A estrutura de sequência é implícita nos programas e indica que as instruções são executadas uma após a outra, seguindo uma sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário