Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ontologia - O que é?

Olá de novo!


Hoje voltaremos a falar sobre um complementos da web semântica: A ontologia na web. 










Antes de falar sobre a ontologia na web devemos entender exatamente o que seria essa palavra.


Afinal, o que é uma Ontologia?

"Em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, uma ontologia é um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamentos entre estes. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre os objetos do domínio." (fonte :wikipedia)

Basicamente seu uso é como uma representação de conhecimento sobre o nosso mundo ou sobre alguma coisa do mesmo. Ela é habitualmente expressa numa linguagem baseada na lógica, com um grande nível de detalhes e consistentes para poder ser feito distinções significativas entre as relações e propriedades.

Qual a utilidade dela na web?

-Buscas semânticas
Ex.:Um Pais (Brasil), Cidade(São Paulo)‏.

-Interoperabilidade (Que seria a capacidade de um sistema se comunicar com outro  da maneira mais direta  e transparente possível)

É graças a ontologia que provedores pesquisarem mais facilmente no mesmo contexto do que foi escrito. 

Por exemplo:
Você visita um site de compras como o Amazon ou Ebay e pesquisa uma série de produtos.
de acordo com o que você pesquisou o site te dá uma lista de produtos sugeridos relacionados ao que você pesquisou. O mesmo vale à pesquisa de locais de lojas, restaurantes e etc.

Exemplo de ontologia:













(clique para ampliar.)

Considerada uma forma emergente de se representar a semântica dos documentos. Ou seja, ela vira uma espécie de “banco de dados”, uma memória para o computador, de contextos dados às palavras facilitando pesquisas. 
Mas para que o computador compreenda essa ontologia, foi necessario uma criação de série linguagens conhecidas como linguagens de marcação.

exemplos delas são o : XML, o OWL e o próprio HTML





Nenhum comentário:

Postar um comentário