Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

[Material - Video] Entenda de vez a evolução da WEB.

Como já foi abordado em outras postagens do Blog, a WEB que conhecemos hoje, nem sempre foi, ou será assim. Desde o seu surgimento ela passa por grandes mudanças que alteram o modo como os usuários se relacionam com a rede, seus serviços e com outros usuários. 

Foi desse fato que surgiram as classificações de WEB, que vão da 1.0 (primeira geração, no vídeo) à 3.0 (e futuramente a 4.0, citada no vídeo em relação a um grande sistema de inteligencia artificial). 

Em resumo, a 1.0 estava preocupada apenas em "dar informações". Já a 2.0 o usuário produz o conteúdo, através de ferramentas ou redes sociais (há também o surgimento de serviços de Jornais e Vendas on-line). A 3.0 é a WEB onipresente e inteligente, é onde através da WEB Semântica, que há a organização eficiente dos dados (o uso dessas novas ferramentas permite o surgimento do marketing mais eficiente, baseado em pesquisas e geolocalização do usuário). A 4.0 é algo que tem previsão de inicio próximo a 2020 e por isso não é citada explicitamente no vídeo.



O material não só traz as modificações da WEB durante um certo período, como também o modo como a utilização e funções foram alteradas, associando sempre a exemplos visíveis no nosso dia a dia, como afetou e modificou a vida dos usuários, citando até vantagem e desvantagem de alguns aspectos.


O vídeo logo abaixo foi originalmente produzido pela Indekoelkast* e está na língua inglesa, com legenda em português, disponibilizado desde o ano de 2012 em alguns canais do YouTube.





E com esse material, nos aproximamos à conclusão do nosso estudo sobre a evolução WEB.

*com o auxilio do Google tradutor da lingua Holandesa para o Portuguesa, temos que a Indekoelkast disponibilisou esse video com o auxilio da ECP-EPN (uma plataforma Holandesa em que o governo, empresas e sociedade civil usam para trocar conhecimentos e trabalhar juntos para promover e desenvolver informações).



3 comentários:

  1. Gostaria de saber se os conceitos da web (exemplo: estava preocupada apenas em "dar informações"), principalmente os mais recentes que se referem ao futuro, são conceitos baseados na experiência e em previsões baseadas nessa experiência ou se são as pessoas que trabalham para criar esse tipo de internet que apostam nessa evolução da forma como a web será é e como será usada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito boa pergunta. Para que isso se esclareça a você e os outros leitores, pense que as fases pela qual a web passou foi marcada por uma revolução. Uma revolução acontece quando um fato, ou conjunto de fatos, mudam o a forma de relação entre as pessoas e o objeto que foi revolucionado. Percebe-se que as evoluções da WEB foram marcadas por fatos ou aparecimento de ferramentas que modificaram a relação entre usuário-rede e usuário-rede-usuário. O mundo tecnológico, está em constante evolução, e com certeza, as tecnologias são produzidas com o intuito de melhorar a relação entre os ser humano e os equipamentos, porem não necessariamente é feito com o intuito de causar uma revolução na HISTORIA de uma tecnologia. Assim as ferramentas que marcaram a evolução da WEB não surgiram com o intuito de criar um novo termo "x.0" e consequentemente uma nova fase. Obrigado pela participação!

      Excluir