Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Linguagens de Marcação - Para que serve?

Olá pessoas!



Nesse novo post  falarei sobre o tipo e as linguagens que traduzem a ontologia para o computador, a linguagem de marcação.








O que é uma linguagem de marcação?

Linguagem de marcação é um grupo de códigos que podem ser aplicados a dados      ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas. Ou seja, é simplesmente um texto que utiliza um método de anotação de texto para que seja sintaticamente diferenciável.
 Exemplo: O HTML é uma linguagem de marcação para organizar e formatar um site enquanto o XML, mesmo conceito, é para padronizar dados com objetivo de organizar e separar o conteúdo e integrá-lo a outras linguagens

É com essas linguagens que se aplica a ontologia na web, para se tornar algo interpretável pelo computador e assim tornando a web mais semântica em pesquisas e no “compreendimento” das máquinas.

Alguns  exemplos de linguagens de marcação:

XML
O que é XML?

“XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.É um dos subtipos da SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet.”(fonte:wikipedia.)





-
Uma linguagem de marcação muito utilizada como complemento ao HTML.
-
 Adiciona “etiquetas “que descrevem os dados facilitando para ferramentas de buscas poderem lê- las.

Exemplo de código de xml:


(clique para ampliar.)

OWL

O que é OWL?

“A OWL (Web Ontology Language) é uma linguagem para definir e instanciar ontologias na Web.1 Uma ontologia OWL pode incluir descrições de classes e suas respectivas propriedades e seus relacionamentos. OWL foi projetada para o uso por aplicações que precisam processar o conteúdo da informação ao invés de apenas apresentá-la aos humanos. Ela facilita mais a possibilidade de interpretação por máquinas do conteúdo da Web do que XML, RDF e RDFS (RDF Schema), por fornecer vocabulário adicional com uma semântica formal. A OWL foi baseada nas linguagens OIL e DAML+OIL, e é hoje uma recomendação da W3C (isto é, um padrão).”(fonte:wikipedia)
-
 Uma das linguagens utilizadas para instanciar as ontologias na web- Ela possui mais facilidades para expressar significados e semânticas do que XML RDF-Foi criada para descrever classes e as relações existentes entre elas, além de possibilitar que essas classes sejam reutilizadas, ou herdadas, em documentos Web e aplicações.- Possui três sub-linguaguens como sua extensão: Owl Lite, Owl Dl, Owl Full.
Bom isso foi tudo.
Muito obrigado por ler!! :3

fonte:
http://www.mundoeducacao.com/informatica/linguagem-marcacao.htm
http://www.ic.unicamp.br/~celio/inf533/docs/markup.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário