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domingo, 13 de julho de 2014

Evolução da WEB Parte III - A WEB 3.0

Eaee, galera! Estamos de volta. Hoje, falarei a 3ª parte da história, a WEB 3.0. O que mudou em relação a 1.0 e 2.0. Como saber qual estamos usando ? Vantagens, desvantagens ? Clique em continue lendo para descobrir ;D
  O primeiro a falar sobre isso foi o jornalista John Markoff, em um artigo no famoso jornal "The New York Times". Bom, os internautas de cara não gostaram muito da ideia e rejeitaram o que foi dito pelo jornalista. A principal causa alegada é que John estava se referindo a algo que ainda nem existe. 
  A WEB 3.0, que em breve chegará, será a terceira geração da internet. A WEB 1.0 foi a implantação e popularização da rede em si. a 2.0, é a que com certeza mais teve fama e a que vivemos hoje em dia, centrada em mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, também em sites de relacionamento social como Facebook, o falecido Orkut, o Twitter, entre outras infinitas coisas. Mas enfim, a WEB 3.0 pretende ser a organização e o uso da maneira mais inteligente de todo o conteúdo e conhecimento já disponíveis. 

  A inovação na WEB 3.0 esta mais focada em estruturas dos sites do que com a relação do usuário. ( Isso ja foi resolvido na transição da 1.0 pra 2.0). Tenta se propor a convergência de várias tecnologias já existentes para funcionarem ao mesmo tempo, todos juntos, atingido a maturidade ao mesmo tempo.
Assim, passaria de World Wide Web(rede mundial)  para World Wide Database ( Base de dados mundial), um imenso espaço de documentos e dados. Quando ela pegar de vez , de uma forma mais intensa, será necessário o desenvolvimento de programas que entendam como trabalhar com esses dados de uma forma mais rápida e qualitativa.
  O método de pesquisas será mais inteligente, mais preciso. Você pode pesquisar de forma tranquila sobre , por exemplo, evolução da web no Google sem aparecer uma foto de uma véia tomando banho! (Aconteceu comigo agora D: ). 
  Na WEB 3.0, um mecanismo de busca como o Google permite que o usuário pesquise o conteúdo de cada página,: se indicar o nome de um ator ou de um filme, todos os dados sobre este ator ou este filme aparecerão na tela. Poderá ainda utilizar a "busca avançada" para restringir um pouco mais os resultados. Mas se este usuário não se lembrar do nome do ator ou do filme, dificilmente encontrará meios de localizá-los. A Web 3.0 organizará e agrupará essas páginas, por temas, assuntos e interesses previamente expressos pelo internauta.
 No Brasil, centros universitários vêm desenvolvendo trabalhos pioneiros para a Web 3.0 com ênfase na língua portuguesa. Paralelamente, estão em curso inúmeros projetos acadêmicos. E circula na comunidade da informática que em futuro próximo surgirão novidades nesse campo na Yahoo e no Skype. Também se entende por Web 3.0 que se tenha acesso a internet a qualquer hora e em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, possibilitando a troca de dados entre dispositivos.
Bom , pessoal, por hoje é só . Espero que tenham gostado, comentem, podem dar dicas, indicar defeitos que vamos tentar melhor. Até a próxima com o ultimo episódio da serie. Vlw, Flw!
Fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1831/web_semantica_ou_web_3.0_o_que_e_e_para_que_serve
http://tecnologia.ig.com.br/2013-06-04/a-web-30-chegou.html




4 comentários:

  1. Bacana isso, hoje existe uma tendencia muito grande de aplicativos do gênero a blackberry investe muito nisso, vou inclusive um tema da semana de computação de itabaiana, vale a pena participar desses eventos

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  2. Eae, Maicson. Realmente, uma parte que vem crescendo muito também são os aplicativos principalmente pra dispositivos móveis, que no futuro, eu creio que só darão eles no mercado, então é muito mais que certo grandes empresas investirem nisso.
    Obrigado por nos acompanhar :D

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  3. Digae Luan, tenho uma pergunta, você acha que a web 3.0 será uma grande ajuda também para as empresas?
    Parabéns pelo texto!

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  4. Sim, pois ela a partir dos dados que os usuários "doam" para a rede, facilita para as empresas o produto que se ofertará para determinado usuário. Por exemplo, se você acessar diversos sites de materiais esportivos, a rede te indicará anúncios para a compra de materiais esportivos. Com isso a empresa que usar disso vai gastar seu investimento de anúncios de maneira mais eficiente, pois já indicará para aquele que tem um potencial de compra maior.
    Continue a acompanhar o nosso site!

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